sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tem uma coisa que eu vi...

Dica de Leitura boa, gente:

TEMPO E NARRATIVA, de Paul Ricouer..

"O tempo só se torna humano através da narrativa.”

Assim Hélio Salles Gentil procura resumir a idéia central de Tempo e Narrativa, em que o filósofo Paul Ricouer discute A Poética, de Aristóteles, As Confissões, de Santo Agostinho e romances de Virginia Woolf, Marcel Proust e Thomas Mann.
Paul Ricoeur foi um dos principais pensadores do pós-guerra, herdeiro da fenomenologia de Husserl e do existencialismo cristão. Nascido em Valence, França, em 1913, ficou órfão cedo e foi educado pelos avós protestantes. Catedrático em filosofia e doutor em letras, tornou-se professor em 1933. Foi prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhou para o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), antes de se tornar professor na Faculdade de Estrasburgo e dar aulas na Sorbonne. Foi membro do comitê de redação da revista Esprit,  decano da Faculdade de Letras da Universidade de Nanterre e dirigiu a Revue de Métaphysique et Morale. Nos Estados Unidos, lecionou na Universidade de Chicago.
 Entre suas principais obras, que marcaram toda uma geração de filósofos franceses, estão A metáfora viva, História e verdade, A memória, a história, o esquecimento e O justo.