segunda-feira, 28 de março de 2011

III Festival de Teatro de Rua em Porto Alegre

Fique atento, pois o III Festival de Teatro de Rua está chegando!

Veja a programação abaixo e participe!



"Será que o teatro de rua estaria apartado da contemporaneidade?" É à luz dessa pergunta que estabelecemos as bases da 3º Edição do Festival. Assim consolidamos pontes entre o tradicional e o contemporâneo, no entanto do ponto de vista da criação cultural, ambas podem estar entre a experimentação inovadora e critica e a repetição conservadora. Ambicionamos ultrapassar a questão e transitar nos contextos do saber dentro das mutações contemporâneas. objetivamos ampliar as fronteiras da teoria para diagnosticar sistemas de saber no Teatro de Rua nos processos contemporâneos e na fisionomia da cena de rua em Porto Alegre."

Alexandre Vargas, Coordenador Geral.



3º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre de 01 a 12 de Abril
CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS / Juazeiro do Norte CE
08 abril 17h30 Esquina Democrática

09 abril 17h no Parque dos Maias/Praça Jorge dos Santos Rosa

10 abril 17h30 Brique da Redenção


A Cia. Carroça de Mamulengos, uma das maiores companhias culturais do Brasil. Há 36 anos mistura técnicas circenses e bonecos de mamulengo nos seus espetáculos. É uma família. O talento foi passada dos pais para os filhos.

Espetáculo: “Histórias de Teatro e Circo”

Sinopse: É a cristalização de momentos vivenciados pela Família Carroça nos 36 anos de vivência artística. As cenas foram criadas a partir do nascimento e crescimento de cada filho. Revelam o amadurecimento que surgiu e se desenvolve a cada dia, onde o palco é um espaço natural, uma extensão do próprio lar. O espetáculo sintetiza uma linguagem lapidada por anos de estrada, apresentando-se em ruas e praças. Através de uma comunicação direta, busca-se uma arte viva que toque corações de adultos e crianças.


CIA DOS PÉS / São José do Rio Preto SP
08 abril 18h30 Rua da Praia/Borges de Medeiros

09 abril 18h Bairro Cristo Redentor/Praça Arco Verde

10 abril 18h30 Brique da Redenção/Monumento Expedicionário


A Cia. dos Pés desenvolve uma proposta de trabalho estético e diversa, utilizando elementos da contemporaneidade, como dança e o teatro, como canal de expressão em suas montagens. O grupo é composto por atores, bailarinos e atletas que pesquisam as artes cênicas utilizando elementos e técnicas da escalada esportiva e outros esportes.

Espetáculo: “Casca de Nós”

Sinopse: O espetáculo é uma abordagem sobre a ocupação sentimental dos espaços, nossas casas, nossos quintais. A Casa como uma casca de nós. A casca como um invólucro que nos protege e prepara. Casca de nós traz os detalhes para a porta. Permite ver as cores da janela como flores em jardins. Espaços físicos habitados por emoções, como a casa – Corpo de cada um.


ERRO GRUPO / Florianópolis SC
08 abril 17h40 Rua da Praia/Ladeira

09 abril 15h Restinga/Praça da Esplanada

10 abril 16h40 Brique da Redenção


O ERRO nasceu em 2001, a partir do objetivo de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, interfere nos fluxos cotidianos e na paisagem urbana, procurando outros modos de viver e de inserção na cidade.

Espetáculo: “Formas de Brincar”

Sinopse: Este trabalho, tem como foco o jogo tradicional e popular das Cinco Marias sob a ótica do sistema de objetos e a reitificação do corpo como mero objeto estético. Através de sua linguagem híbrida, oriunda do teatro e da performance, o grupo se propõe, a tratar da objetificação estética e disciplinadora do corpo humano, explorando a rua como campo de um jogo específico.


NÓIS DE TEATRO / Fortaleza CE
08 abril 17h20 Rua da Praia/Praça da Alfândega

09 abril 17h40 Bairro Bom Jesus

10 abril 19h Brique da Redenção


O Nóis de Teatro é um grupo que existe há 08 anos, desenvolvendo projetos no bairro de Granja Portugal, tendo se tornado referência de trabalho artístico-cultural em área de periferia. A vertente de pesquisa está baseada no estudo sobre os movimentos de resistência da periferia e do campo. Simpatizante do Teatro do Oprimido e Teatro Épico, fazem um link com a linguagem do Teatro de Rua Contemporâneo.

Espetáculo: “Sertão.doc”

Sinopse: Aborta a questão que envolve as lutas campesinas cearense, com técnicas contemporâneas de teatro de rua num diálogo com a cultura popular tradicional. Transporta o caráter sagrado e profano, sublime e grotesco da brincadeira, para a configuração de um espaço mágico de apresentação de cenas. Nesse jogo com a cultura popular busca-se, ressígnifica-la, transculturalizá-la, trazendo para o universo urbano.


DE PERNAS PRO AR / Canoas RS
08 abril 17h40 Rua da Praia/Em frente ao Shopping Rua da Praia

09 abril 16h Parque Germânia

10 abril 14h40 Brique da Redenção


DE PERNAS PRO AR iniciou 1988. Desenvolve o seu trabalho com a arte, numa compilação de linguagens, onde o circo, teatro, teatro de bonecos e música fazem parte de seus espetáculos. E assim borrando as fronteiras que as dividem, encontra a sua forma simples e poética de se comunicar.

Espetáculo: “O Lançador de Foguetes”

Sinopse: Inspirado na física quântica, um personagem obstinado desloca-se num triciclo recheado de elementos cênicos. Busca uma ferramenta para calcular os fenômenos físicos à procura do lugar perfeito para o lançamento de seus foguetes.


CIA. STRAVAGANZA / Porto Alegre RS
08 abril 17h30 Rua da Praia/Esquina com a Uruguai

09 abril 16h30 Lomba do Pinheiro/Vila Panorama

10 abril 12h Brique da Redenção


A Cia. Stravaganza foi criada em 1988, sob o comando de Adriane Mottola e Luiz Henrique Palese, firmando-se como um dos grupos mais antigos da cidade em atividade contínua. Desde sua fundação, o grupo mantém um estilo Stravaganza, marcado pela presença forte de um humor inteligente e um pouco anárquico como forma de reflexão da realidade.

Espetáculo: “Sacra Folia Um Auto de Natal bem Brasileiro”

Sinopse: Nesta montagem, a Sagrada Família erra o caminho ao fugir de Herodes e vem dar com os burros no Brasil. Em meio a perseguições e confusões, o que mais aparece em Sacra Folia é a realidade brasileira, o bom humor e o jeitinho que os brasileiros dão para sobreviver, Natal após Natal.





 
TEATRO VAGAMUNDO / Santa Maria RS
08 abril 17h30 Rua da Praia/Em frente ao Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo

09 abril 15h30 Vila Maria da Conceição

10 abril 15h30 Brique da Redenção


O Teatro VagaMundo foi criado no ano de 2008, como um centro de investigação da arte do ator. Sua pesquisa Busca agregar ao entendimento do trabalho da atuação a figura do palhaço, pelo seu caráter transgressivo, e o espaço da rua como possibilidade de desestabilização da relação ator-público, bem como o teatro como um desestabilizador dos padrões de comportamento da cidade.

Espetáculo: “La Perseguida”

Sinopse: No espetáculo, Rabito espera pelo seu grande amor, como uma metáfora para tudo aquilo que perseguimos na vida, metaforizados aqui na figura de uma mulher. Como todos nós, em meio à procura por um sentido maior, Rabito preenche-se de esperança. É um palhaço da vida, daqueles que vagam pelo mundo a dissipar alegrias. Movido pela embriaguez da paixão, o palhaço que ama demais confronta-se com a sua irrisória estupidez.



CAIXA-PRETA / Porto Alegre RS
08 abril 16h50 Rua da Praia/Praça da Alfândega

09 abril 16h Parque Moinhos de Vento/Parcão

10 abril 13h Brique da Redenção


O Grupo Caixa-Preta surgiu em 2002, comprometido com uma investigação cênica tendo como base a cultura, movimentos e inclusão do artista negro de uma forma diferencial no teatro gaúcho. Logo tendo se tornado um dos mais expressivos grupos de teatro do Rio Grande do Sul.

Espetáculo: “Mãe Coragem”

Sinopse: Uma guerra, insensata como todas as guerras, num lugar que bem pode ser todos os lugares ou nenhum, numa época que é todas as épocas. Uma madre endurecida pelas misérias, as mortes e as injustiças que a guerra traz. Iyakoni, a Mãe Coragem, percorre o mundo com os seus filhos de pais desconhecidos.

A CAMBADA DE TEATRO em ação direta levanta favela / Porto Alegre RS
08 abril 17h20 Rua da Praia/Esquina com Marechal Floriano

09 abril 15h Morro Santana/Praça da Tijuca

10 abril 10h Brique da Redenção


A Cambada de Teatro, que se autodenomina anarquista, surgem em 2008 com uma intervenção cênica e segue alinha do teatro de Agitação e Propaganda.

Espetáculo: “Árvore Em Fogo”

Sinopse: Através de poemas “Árvore em Fogo” conta a história da vida e da obra de Berttolt Brecht: um jovem nascido da burguesia alemã que renega sua classe, responsável pela escravidão, ao trocar seu ofício de médico pela carreira de encenador teatral. Tem um filho morto em campo de batalha se refugia em vários países ao ter seu nome na lista de perseguidos de Hitler.


GRUPO MANJERICÃO / Porto Alegre RS
08 abril 17h50 Rua da Praia/Esquina com Marechal Floriano

09 abril 15h30 Bairro Navegantes/Vila Mário Quintana

10 abril 11h Brique da Redenção


Formou-se em Fevereiro de l998. Com treinamentos calcados no trabalho do Ator e na encenação, o grupo experiencia as diferentes técnicas do Teatro Popular junto às linguagens como o teatro de máscaras, o Clown e a Commedia Dell’arte.

Espetáculo: “O Dilema do Paciente”

Sinopse: Uma trupe de artistas de circo exibe seus números circenses na praça. Durante a apresentação dos palhaços acrobatas, percebe-se que Brijela está cheio de manchas azuis pelo corpo.


WORKSHOP
“Material Criativo do Trabalho de Ator e a Dramaturgia do Espaço Urbano”

Prevê uma participação de artistas locais, para realizar um cortejo dentro do 3° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. Orientação de Marcelo Bones que transmitirá seus métodos de treinamento físico e vocal para atores. O workshop vai abordar temas do trabalho do ator, focando especificamente em uma atuação voltada para os espaços abertos. Os participantes junto a Marcelo Bones, conduzirão o cortejo de abertura do festival pelas ruas de Porto Alegre. Duração: de 01 a 07 de abril (4h por dia, das 18h às 22h) encerramento com apresentação no dia 8 de abril as 18h 30, na Rua da Praia.

O Workshop exige trabalho físico intenso e é destinada a atores e dançarinos.

As inscrições podem ser feitas, mediante a entrega de Currículo e Carta de Intenção, na Coordenação de Artes Cênicas até 30 de março (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 - Cep: 90160-181 - Telefones 3289 8064 / 3289 80 61.

Site: www.ftrpa.com.br


SEMINÁRIO
Teatro de Rua “Processos Contemporâneos III”

    * Será solicitado 1kg de alimento não perecível para assistir ao seminário, esses serão doados ao Programa Fome Zero.

O Teatro de Rua nos processos contemporâneos e a fisionomia da cena de rua em Porto Alegre: Como se dá as marcas de tais relações? Os “Contextos do Saber” e as “Mutações Contemporâneas” e como os grupos teatrais se inserem nessas transformações.

Mediação de Renato Mendonça, jornalista e crítico teatral.

As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Artes Cênicas (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 - Cep: 90160-181 - Telefones 3289 8064 / 3289 8061.


PROGRAMAÇÃO


1º dia – quinta-feira, 7 de abril – das 18h às 20h – Teatro RENASCENÇA (Av. Érico Veríssimo, 307)

Conferência
“Mutações Contemporâneas”

"Talvez as mídias táticas sejam um bom exemplo dessa mutação na lógica da resistência no seio da multidão, indo além das figuras clássicas da recusa e da negatividade. Mas como elas funcionam no contexto das novas segmentações, sobretudo num país como o Brasil, com sua herança histórica, em que regimes diversos de exclusão e segmentação se sobrepõem? É à luz dessa pergunta que eu terminarei a minha exposição, com a intuição de que diante dela vocês esboçaram respostas concretas e das mais instigantes, forjando ou detectando novas modalidades de resistência, de conexão, de comunidade, de agenciamento, de dissenso, de embaralhamento, de apropriação e de escape. . ."

Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta. Nasceu em Budapest, estudou em Paris e atualmente vive em São Paulo, onde é professor titular de filosofia contemporânea na Pontifícia Universidade Católica. Publicou os seguintes livros: Da Clausura do Fora ao Fora da Clausura: Loucura e Desrazão (Brasiliense, 1989); A Nau do Tempo-rei: 7 ensaios sobre o tempo da Loucura (Imago, 1993); O Tempo não-reconciliado (Perspectiva, 1998); A vertigem por um fio: Políticas da subjetividade contemporânea (Iluminuras, 2000) e Vida Capital: ensaios de biopolítica (Iluminuras, 2003). Traduziu para o portugês, de Gilles Deleuze, Conversações, Crítica e Clínica e parte de Mil Platôs V (todos pela Ed. 34). Há doze anos coordena um projeto de teatro com pacientes ditos psicóticos. Esta experiência resultou na constituição da Cia Teatral Ueinzz, com um histórico de mais de duzentas apresentações no circuito cultural brasileiro e internacional.

2º dia – segunda-feira, 11 de abril – das 15h às 18h – Teatro RENASCENÇA (Av. Érico Veríssimo, 307)

Webconferência Espanha/Brasil
“Arte Como Experiência Estética e Investigação Como Forma de Produzir Saberes”

“A relação entre artes e ciência, ou entre estética e conhecimento teórico percorre toda a cultura contemporânea como um conflito sintomático que se manifesta de distintas maneiras. Na conferência se analisam as implicações deste conflito reformulado em termos de práticas (artísitcas), pensadas para produzir algum tipo de efeito social, frente a investigação (teórica) que com frequencia é acusada de estar a margem da sociedade. Deste modo, em termos teóricos, passamos do nascimento da subjetividade moderna, à experiência como base do fato artístico e o desenvolvimento das Humanidades como disciplina acadêmica - conforme Foucault – à outro enfoque que parte da ideia de praxis ligada aos campos da natureza, do trabalho e da política, seguindo as abordagens de Hannah Arendt, Giorgio Agamben e Paolo Virno, para chegar a ideia de arte ou ciência como formas também de ação, deixando de ver a dimensão fundamentalmente social destas práticas.”

Óscar Cornago é investigador do Centro de Humanidades e Ciências Sociais do Conselho Superior de Investigações Cientificas de Madrid. Seu trabalho tem se especializado na história do teatro contemporâneo e teoria das mídias. Entre seus últimos livros se encontram La vanguardia teatral en España (1965-1975): del ritual al juego, Pensar la teatralidad y Resistir en la era de los medios: estrategias performativas en literatura, teatro, cine y televisión. Tem estudado e documentado a obra de artistas da cena contemporânea da Espanha e Latino-americana em livros como Políticas de la palabra, Éticas del cuerpo y Acercamientos a lo real.
Das 19h às 21h

Conferência

“Os Contextos do Saber: Representações, Comunidade e Cultura”

“Há um tema que interessa muito: nossas concepções dominantes sobre os saberes são sustentadas por um ideal que os separa de suas origens humanas. Somente poderemos alcançar o saber se nos libertamos das ilusões de nossa percepção, dos mal-entendidos e vieses de nossa cultura, dos interesses da política e das paixões que determinam nossa vida emocional. Libertar-se de sua substância humana parece ser a condição necessária para a emergência do conhecimento enquanto verdade: para isto ele deve renunciar à pessoa, à sociedade e à cultura. . .”

Sandra Jovchelovitch é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho no campo das representações sociais e é considerada uma das mais influentes psicólogas sociais trabalhando na Europa hoje. É professora e diretora do Instituto de Psicologia da London School of Economics and Political Science e dirige o Programa de Mestrado em Psicologia Social e Cultural. No Brasil, Jovchelovitch também dirige, com Pedrinho Guareschi, a coleção Psicologia Social Contemporânea, da Editora Vozes. Já publicou Representações Sociais e Espaço Público: A Construção Simbólica dos Espaços Públicos no Brasil (2000) e Textos em Representações Sociais (1994).Seu ultimo livro, Os Contextos do Saber: Representações, comunidade e cultura, foi traduzido pela Vozes e lançado no Brasil em 2008.

3º dia – terça-feira, 12 de abril – às 18h – Teatro RENASCENÇA (Av. Érico Veríssimo, 307).

Lançamento do Livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio”

Sinopse: A publicação visa dar visibilidade à produção brasileira de teatro de rua nos primeiros dez anos do século XXI, de modo a possibilitar um panorama atual sobre o seu desenvolvimento e organização.

Autores:

Licko Turle, professor e diretor teatral, é carioca. Iniciou suas atividades profissionais com Augusto Boal, em 1986, com quem funda, em 1989, o CTO - Centro de Teatro do Oprimido e participa do projeto Teatro-legislativo. Em 1995, se transfere para o grupo Tá Na Rua, dirigido por Amir Haddad. Em 1999, abre o Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania. Licenciado em Letras, pela Uerj, mestre e doutorando em teatro pela Unirio, é associado efetivo da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisadores da Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Jussara Trindade, natural de Londrina, PR. Mestre e doutoranda em teatro pela Unirio. Como pesquisadora teatral realizou os seguintes trabalhos: A Liturgia Carnavalizada de Amir Haddad e do Grupo Tá Na Rua (8º Programa de Bolsas Rioarte/2003); A Pedagogia Teatral do Grupo Tá Na Rua (Capes, 2007). Coorganizadora do livro e DVD Tá Na Rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel (2008), resultantes do Projeto Memória Tá Na Rua (Programa Petrobras Cultural/2005). É membro da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisadores da Pós-Graduação em Artes Cênicas.

O Livro estará a venda no Renascença no dia do lançamento, valor R$ 30,00

Editora: E-papers - Posteriormente estará a venda no site www.e-papers.com.br
 
Das 19h às 21h

“A Fisionomia da Cena de Rua em Porto Alegre e as Marcas de tais Relações”

Foto de Grupo Caixa-Preta. Espetáculo Mãe Coragem. 
Direção: Javier Moná Lapeira
Elenco: Diego Neimar, Gil Colares, Lucila Clemente, Ravena Dutra, Rielle Dutra, Silvia Duarte, Silvio Ramão.