segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ifigênia em Áulis + Agamenon

Gente,

Abaixo está o texto de Luis Carlos Pretto sobre a monagem Ifigênia em Áulis + Agamenon, de Luciano Alabarse.

A peça estreou semana passada e volta a cartaz no Teatro Renascença, de 13 de maio a 12 de junho, de sextas a domingos.

Assista. Comente. Crie fortuna crítica para os espetáculos gaúchos. Vá ao teatro! Ponha mais teatro no seu cardápio! Mais Teatro!




Ifigênia em Áulis + Agamenon - 10 motivos p/ assistir!
(texto de Luis Carlos Pretto)

Em breve irão pipocar nos blogs, colunas de jornais, e nos bate papos as impressões e críticas acerca desse novo trabalho de Luciano Alabarse.
Não faço crítica pq não quero e não me cabe fazer, erradamente alguns acham que eu gosto de tudo, ou até duvidam do meu estudo e esclarecimento artístico.
Aqui compartilho com meus leitores o que ando assistindo, e em primeiro lugar dar informação e promover a ida ao teatro, sempre!
(Excessão quando falo de cinema, minha outra paixão, onde sai quase uma crítica!kkk)
Eu fui na estréia de IFIGÊNIA(Quinta-feira 05/05), aliás adoro ir em estréias! E feliz porque quatro pessoas foram no meu "encalço" pois souberam que eu iria pelo Facebook, uniram-se a mim nesse mergulho na tragédia grega e no sempre bom e aconchegante Teatro São Pedro.
Para mim esse espetáculo DEVE ser assistido pelo maior numero de pessoas possível , listo abaixo DEZ MOTIVOS:
1)Nenhum Diretor monta Tragédias Gregas com tanta frequência e bons resultados no Sul do País e ouso dizer no Pais inteiro, como Luciano. (Existem outros,mas raros!)
2)Ver uma verdadeira Seleção de talentos no palco, se dando o luxo de ter atrizes e atores como: Lourdes Eloy, Luisa Herter, Claudia Lewis, Clovis Massa no coro ou em personagens importantes sim, mas que aparecem menos em cena.
3) Ver os recursos de um teatro muito bem aproveitado em benefício do espetáculo*
4) Ver o choque de energias de Fernanda Petit e Marcelo Adams
5) Apreciar a licença poética também, ora, visível na trilha e demais opções do Diretor
6)Ver Luciana Éboli como Cassandra, atriz que admiro desde "Bonequinha de Pano" de Di lmar Messias
7)Ver o cenário de Sylvia Moreira
8)Ver os figurinos de Rô Cortinhas
9)Ver a cena protagonizada por Ida Celina quando ela relata o assassinato de Agamenon
10)Talvez o maior de todos os motivos que eu possa escrever: VÁ! ASSISTA! OPINE! Prestigie o esforço e o talento dos artistas gaúchos.

* Pela estrutura do teatro, certamente mudarão algumas coisas para a temporada no Renascença, fiquei curioso desde já!

Lembrando que a desculpa mais esfarrapada do mundo é falta de dinheiro pra consumir arte, esforcem-se mais, busquem alternativas e não percam oportunidades como essa.
Também: Livros, exposições, saraus, sessões de cinema, vídeo, palestras, teatro existem com baixo custo, descontos ou gratuitos.

"Informação e cultura é Sobrevivência" Renato Russo