domingo, 8 de maio de 2011

Olho nu e ouvidos para quem tem...

Hoje tive uma experiência bem ruim como público de teatro: estive na demonstração de trabalho sobre a biomecânica de Meyerhold, com Guennadi Bogdanov, ator e professor.

A plateia foi, ao meu ver, extremamente desrespeitosa. Eu estava na segunda fila ao centro e as pessoas que estavam atrás de mim ficaram fazendo comentários óbvios durante toda a demonstração. E pior: não estavam sussurrando, tanto que eu podia ouvir. E pior ainda: não era público classificado como leigo não, eram pessoas dessas ditas "cultas" e "engajadas".

Fiquei bastaaante perplexa. Então, quando o microfone foi liberado para perguntas, outras pessoas, ainda menos razoáveis, levantaram questionamentos tão descabidos quanto possível. Aconteceram perguntas inteligentes, também, no meio disso tudo. Mas o fato é que estive bastante chocada durante alguns momentos.

Não sei onde isso tudo pode parar. Por mais que a gente trabalhe por uma cidade melhor, às vezes parece que Porto Alegre não tem mesmo solução... pena!

Dica ao pessoal do SESC-RS: Dizer o óbvio antes dos seus eventos - que o silêncio respeitoso é muito bem-vindo quando um acontecimento teatral como o de hoje - relevante - ocorre. Lamentável.

Desirée Pessoa.