quarta-feira, 25 de maio de 2011

Usina na Praça - Entrada Franca

Usina na Praça apresenta Maracatu Truvão

Usina na Praça 32 inaugura equipamento de som da Usina do Gasômetro


O grupo “Maracatu Truvão” inaugura o equipamento de som da Usina do Gasômetro, que acaba de ser adquirido, com show neste domingo, 29 de maio, às 17h, na Praça da Usina do Gasômetro. A apresentação integra a 32ª edição do projeto Usina na Praça. O material novo reafirma a relevância cultural da iniciativa para a cidade. Em caso de chuva, acontece um cortejo de maracatu na parte interna (térreo) do Centro Cultural.



Maracatu Truvão

O grupo Maracatu Truvão nasceu em setembro de 2004, a partir da realização de uma oficina de Maracatu – ritmo nordestino caracterizado pela presença dominante de grandes tambores (alfaias). Interessados na difusão deste estilo musical na cena cultural porto-alegrense, os integrantes empenharam-se em estudar e aprofundar seus conhecimentos relativos a este patrimônio cultural imaterial genuinamente brasileiro.

O Maracatu é uma manifestação folclórica pernambucana hoje difundida pelos quatro cantos do mundo. É um cortejo real de tradição afro-brasileira que desfila, especialmente, pelas ruas do Recife em ocasião do Carnaval. Conhecido também pelo nome de “Nação”, é originário das antigas festas de coroação de reis negros, eleitos e nomeados de “reis do Congo”, a partir de fins do século XVII. A mais antiga notícia que se tem acerca do folguedo é a do padre Lino do Monte Carmelo Luna, de 1867.

Desde a formação, o parque da Redenção é palco de ensaios e apresentações do “Maracatu Truvão” que, em junho de 2007, passou a desenvolver, com muito sucesso, oficinas permanentes de Maracatu para iniciantes e para menores, em parceria com o “Afrosul-Odomodê”, renomada instituição difusora da cultura afro no Rio Grande do Sul.

Contatos: (51) 9658 9263 / 3333 4245 / ivaniakunzler@gmail.com



Usina na Praça

Até 27 de novembro, aos domingos

O projeto Usina na Praça está em seu segundo ano de existência, apresentando espetáculos de praticamente todos os campos da arte: música, teatro, circo, dança, poesia e ilusionismo. Em 2010 a iniciativa teve 24 edições, atingindo um público de 15 mil espectadores. Trata-se de mais um projeto continuado que destaca a arte em Porto Alegre.

O Usina na Praça estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro há seis anos, desde a criação do projeto Usina das Artes, que levou o princípio do território cultural a esse patrimônio histórico. Apostando na diversidade, brinda o público, que lota aos domingos a orla do Guaíba para apreciar o pôr do sol, com ricas atrações culturais, focando principalmente os artistas locais.



Programação Primeiro Semestre

27 de março: Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense (música)

3 de abril: Alumbra España (dança flamenca)

10 de abril: O Homem Banda (circo/música)

17 de abril às 18h: Rafael Brasil [transferido chuva]

24 de abril às 17h: Lúcio Alves (mágica)

1 de maio às 17h: Súditus [transferido chuva]

8 de maio às 17h: A Divina Comédia (teatro)

15 de maio às 17h: A Rosa dos Ventos com Índios Guarani (música)

22 de maio às 17h: Confraria do Samba (música)

29 de maio às 17h: Maracatu Truvão (música)

5 de junho às 17h: Isaías in Tese (teatro)

12 de junho às 17h: Plato Divorak (música)

19 de junho às 16h: Bandinha Di Dá Dó (música/circo)

26 de junho às 16h: Reverba Trio (música)

3 de julho às 16h: Rasta Fúria (música)

10 de julho às 16h: TIA (teatro/circo)

17 de julho às 16h: Rafael Brasil (música)

24 de julho às 16h: Súditus (música)

31 de julho às 16h: Alvo do Sistema (música)

Realização: Usina do Gasômetro, Coordenação de Música, Descentralização – Secretaria Municipal da Cultura (PMPA).



Serviço
O quê: Usina na Praça n° 32 – Maracatu Truvão
Quando: 29 de maio, domingo, 17h
Onde: Praça da Usina do Gasômetro
Entrada Franca