quarta-feira, 1 de junho de 2011

Curtíssima temporada de O Rinoceronte

Gente,

Venham assistir O Rinoceronte. A peça é hilária!!!


A Pesquisa do Neelic encena O Rinoceronte em curtíssima temporada

            O Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica faz curtíssima temporada do espetáculo de seu Núcleo de Pesquisa Continuada em Atuação,  O Rinoceronte. A temporada ocorrerá de 11 a 19 de junho, sábados e domingos, na sala 504 da Usina do Gasômetro.  
            O espetáculo O Rinoceronte, que fez uma estreia de sucesso em 2010, com sala lotada todos os dias, é uma livre adaptação da Pesquisa do Neelic (abreviação do título deste segmento do trabalho da companhia), sobre a obra homônima de Eugène Ionesco. O autor romeno ficou conhecido, juntamente com Samuel Beckett, como um dos pais do Teatro do Absurdo – ou Anti-Teatro, embora preferisse o termo insólito, por ter percebido que absurdo poderia ser considerado sinônimo de insensato.
            A encenação da Pesquisa do Neelic inicia com uma pacata cena de rua parisiense (cidade onde Ionesco viveu parte de sua vida) que se transforma completamente após a passagem de um rinoceronte. Com pequenos episódios o espetáculo vai descortinando um painel de tipos que todos nós bem conhecemos. Nas entrelinhas, fica claro que o animal vem simbolizando o conformismo no qual a sociedade está mergulhada, através de um processo contínuo de mediocrização.
            A figura do rinoceronte já foi referenciada por diversos expoentes artísticos, como é o caso de Dürer, Fellini e Dalí. “No espetáculo, o aspecto grotesco deste animal evidencia a fragilidade da condição humana e ao mesmo tempo reflete o quanto somos artificializados por elementos externos tais como roupas e posições sociais”, considera a diretora. A metáfora escolhida por Desirée Pessoa para problematização do processo da “evidência rinocérica” é o uso de máscaras e a deformação do movimento corporal humano dos atores. Através da colocação deste objeto e de uma técnica que transforma o físico dos personagens, se desvela um processo no qual suas verdades essenciais vão se revelando.
            O Grupo Neelic, que mantém uma escola para formação de atores e uma prática profissional continuada em produção de espetáculos diversos e desenvolvimento de investigações artísticas, abre ao público uma nova oportunidade de conhecer a obra oriunda de sua linha de pesquisa continuada em artes cênicas. A Pesquisa do Neelic é o espaço para onde migram seus alunos egressos que desejam permanecer vinculados de forma semelhante – porém aprofundada – ao trabalho desenvolvido na escola.
            O Grupo Neelic este ano de 2011 completa oito anos de trajetória e sempre realizou suas atividades em espaços públicos outrora ociosos, como é o caso do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desde 2007 integrante do Projeto Usina das Artes, pôde expandir sua abrangência de criação e de público envolvido, chegando agora a esta que se configura como a terceira e fundamental ramificação de sua poética.
           
            Para mais informações sobre o espetáculo, entre em contato com o grupo através dos telefones (51) 3391.5931 ou (51) 9274.9933, ou ainda pelo e-mail teatro@neelic.com.br ou pelo site www.neelic.com.br.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo teatral O Rinoceronte, do Núcleo de Pesquisa do Neelic
QUANDO: 11,12, 18 e 19 de novembro, às 20h
ONDE: Sala 504 da Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551 – 5º andar)
INGRESSOS: R$ 20,00 – 50% de desconto para artistas, estudantes, idosos e assinantes do Correio do Povo e Jornal do Comércio

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: Desirée Pessoa
ELENCO: Adriano Valduga, Andiara Moraes, Barbara Amaral, Bruno Fernandes, Carlos Araújo, Cecília Suñe, Clau Fertsch, Thiago Oliveira.
CRIAÇÃO DE VÍDEOS: Suelen Gotardo
CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DA TRILHA AO VIVO: Simone Bianchini
MÁSCARAS: Carlos de los Santos
ILUMINAÇÃO: Adriano Roman
FOTOGRAFIA: Kiran Federico León
PRODUÇÃO: Adriano Roman e Núcleo de Pesquisa do Neelic