segunda-feira, 18 de julho de 2011

Muito Teatro com Entrada Franca para Você!

Teatro de Presente, programação gratuita do Neelic em comemoração a seus oito anos


    Teatro de Presente é o evento anual que comemora o aniversário do grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica, o qual em 2011 completa oito anos. A mostra reunirá espetáculos, oficinas, exposição fotográfica e sarau no Teatro de Câmara Túlio Piva, entre 22 e 24 de julho, com entrada franca e distribuição de senhas uma hora antes de cada atividade.


      A programação, que tem o apoio da CAC – Coordenação de Artes Cênicas, da SMC – Secretaria Municipal da Cultura, e da campanha Ponha Mais Teatro no seu Cardápio, tem a ênfase, neste ano, no caráter formativo em teatro. Iniciando com uma oficina ministrada às noites pelas integrantes do grupo Juliana Wolkmer e Fabiana Montin, segue às tardes com dois espetáculos de conclusão: respectivamente, Shakespeare Despedaçado, do curso Um Estudo Sobre Shakespeare, e O Rinoceronte, do Núcleo de Pesquisa Continuada em Artes Cênicas do Neelic. A mostra encerra com Sarau de Expressão Artística na noite de domingo, onde estudantes e pesquisadores do Neelic irão participar com trabalhos individuais e coletivos. A exposição fotográfica de Kiran Federico León sobre o trabalho do grupo e da Escola de Teatro do Neelic terá início na sexta-feira (22.07), e ficará aberta durante todas as atividades. 



    A comemoração do aniversário do Neelic com a proposta de que “quem ganha o presente é o público”, acontece na cidade de Porto Alegre desde 2008. Da primeira edição até agora, dezenas de atividades ja foram oferecidas ao público, e milhares de espectadores puderam ser contemplados.

     Desde sua fundação, o Neelic busca transformar o tempo e o espaço em que vive e atua, através de sua obra. A realidade do grupo é hoje estruturada em três grandes linhas de trabalho: Atuação, composta por processos de criação, produção e apresentação de espetáculos; Ensino, cuja prática são cursos e oficinas de formação de atores; e Pesquisa, âmbito para o qual são encaminhados estudantes que concluíram seus cursos na escola de atores do Neelic e desejam continuar vinculados ao trabalho do grupo.

    A Escola de Teatro do Neelic é hoje uma das mais fortes da cidade, tendo realizado ao longo dos anos dezenas de cursos e espetáculos. Daí a ênfase no caráter formativo de Teatro de Presente neste ano: o desejo de compartilhar com o público o sucesso da Escola. Confira a programação completa abaixo. Todas as atividades ocorrem no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575). 


Para mais informações, os contatos do Neelic são: (51) 9274.9933; (51) 8484.2803; teatro@neelic.com.br; teatrodoneelic@gmail.com e www.neelic.com.br.





EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – registros do fotógrafo Kiran Federico León dos espetáculos do grupo Neelic e da Escola de Teatro do Grupo Neelic – abertura dia 22/07 (sexta-feira), às 18h.


OFICINA - Exercícios para o trabalho de Ator: experimentando com o grupo Neelic irá proporcionar ao público alguns exercícios e experimentos realizados pelo grupo durante os processos de montagem de seus espetáculos – dias 22/07 e 23/07 (sexta-feira e sábado), às 19h. Retirada de senhas somente no dia 22/07 às 18h, no local.


SHAKESPEARE DESPEDAÇADO - Espetáculo teatral da Escola de Teatro do Grupo Neelic – dia 23/07 (sábado), às 16h. Retirada se senhas somente no dia 23/07, às 15h, no local.

SINOPSE - O espetáculo é conclusão do curso Um Estudo Sobre Shakespeare, da Escola de Teatro do Grupo Neelic. A peça foi elaborada a partir de cenas extraídas das quatro grandes tragédias do dramaturgo tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente do mundo: Otelo, Macbeth, Hamlet e Romeu e Julieta. A concepção é elaborada no estilo contemporâneo, mesclando elementos atuais com um resgate de formas corporais e um trabalho textual que remete ao estilo sugerido pelo dramaturgo clássico em uma de suas obras principais, Hamlet. Um dos destaques do espetáculo é a trilha sonora, executada ao vivo pelos próprios atores-estudantes. Algumas, inclusive, foram criadas por Christiano Buys e Helimara Medeiros, ambos músicos profissionais.


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Desirée Pessoa
ELENCO: Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro
FOTOGRAFIA: Kiran Federico León.

FIGURINOS: Thaize Ribeiro

CRIAÇÃO DE VÍDEO: Suelen Gotardo

TRILHA AO VIVO: Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro

CONCEPÇÃO DE LUZ: Juliana Charão

OPERAÇÃO DE LUZ: Simone Bianchini



O RINOCERONTE - Espetáculo teatral da Pesquisa do Neelic – dia 24/07 (domingo), às 16h. Retirada se senhas somente no dia 24/07, às 15h, no local.

SINOPSE - O espetáculo O Rinoceronte é uma comédia, livre adaptação do Núcleo de  Pesquisa em Atuação do Neelic  sobre a obra homônima de Eugène Ionesco. O autor romeno ficou conhecido, juntamente com Samuel Beckett, como um dos pais do Teatro do Absurdo – ou Anti-Teatro. A encenação da Pesquisa do Neelic inicia com uma pacata cena de rua parisiense  que se transforma após a passagem de um rinoceronte. Com pequenos episódios o espetáculo vai descortinando um painel de tipos sociais: a dona-de-casa, o merceeiro, o chefe, entre outros. Nas entrelinhas, fica claro que o animal vem simbolizando o conformismo no qual a sociedade está mergulhada, através de um processo contínuo de mediocrização.

FICHA TÉCNICA


DIREÇÃO: Desirée Pessoa

ELENCO: Adriano Valduga, Andiara Moraes, Barbara Amaral, Bruno Fernandes, Carlos Araújo, Cecília Suñe, Clau Fertsch, Thiago Oliveira.

CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DA TRILHA AO VIVO: Simone Bianchini

OPERAÇÃO DA TRILHA ELETRÔNICA: Juliana Charão

CRIAÇÃO DE VÍDEOS: Suelen Gotardo

MÁSCARAS: Carlos de los Santos

ILUMINAÇÃO: Adriano Roman

FOTOGRAFIA: Kiran Federico León

PRODUÇÃO: Adriano Roman e Núcleo de Pesquisa do Neelic



SARAU DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA - Apresentações dos estudantes e artistas do Neelic – dia 24/07 (domingo), às 19h. Entre as atrações, cenas, poesias, stand-up comedy e canções. Retirada de senhas somente dia 24/07, às 18h, no local.




SAIBA MAIS SOBRE O NEELIC 

O Neelic é um grupo de teatro fundado em dois mil e três, cuja proposta ideológica surge de uma experiência com oficinas para a comunidade, e se concretiza pela possibilidade de ocupação do espaço público então ocioso em que o grupo desenvolve ainda hoje parte de suas atividades, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desde sua fundação, trabalha com criação de espetáculos, ensino e pesquisa em artes cênicas. O Núcleo atua em diferentes esferas da sociedade, através de ocupação de espaços públicos outrora ociosos, como é o caso dos projetos Usina das Artes e Condomínio Cênico. O primeiro ocorre no prédio da Usina do Gasômetro desde 2005. O segundo ocorre em dois dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), desde o ano dois mil. O grupo Neelic tem hoje em seu currículo diversos espetáculos profissionais, cursos, oficinas e palestras oferecidas à população. O espetáculo mais recente do grupo é Primeiro Amor, com direção de Desirée Pessoa, e criação em processo colaborativo da encenadora com os atores, a partir da estética de Samuel Beckett.