sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Escola de Teatro do Grupo Neelic oferece curso gratuito para formação de atores!


Será oferecida em Porto Alegre a primeira turma gratuita de formação de atrizes e atores resultante de uma parceria entre a Escola de Teatro do Grupo Neelic e o CEP Rua. A proposta das entidades parceiras é promover a integração social e oferecer uma oportunidade de iniciação profissional a jovens e adolescentes em situação de risco social, que tenham interesse por artes cênicas.


     
O curso oferecido, denominado “No Caminho da Liberdade”, terá a duração de seis meses, e a inscrição, as aulas e material teórico distribuído serão totalmente gratuitos. A seleção dos inscritos ocorrerá de 03 a 12 de novembro de 2011, através de entrevistas agendadas pelos contatos do Grupo Neelic. O desenvolvimento das aulas se dará no sentido da montagem de um espetáculo de conclusão, a partir do texto “Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. A peça estreou no Brasil em 1965, e constitui-se de um marco da história do teatro brasileiro, por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças, na maior parte, musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe militar de 1964.



Sobre o Neelic:
O Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica) é um grupo teatral fundado em 2003, na cidade de Porto Alegre, que desenvolve suas atividades de forma continuada. Sua atuação ocorre no âmbito da prática e da teoria. Sempre atento às questões éticas e sociais, o Núcleo desenvolve seu trabalho em espaços públicos outrora ociosos, como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro, através do projeto Usina das Artes. Desta forma, o grupo pode, enquanto aprofunda seu processo de desenvolvimento de linguagem, colaborar com a transformação de camadas sociais do contexto em que está inserido, através da promoção de diversos eventos culturais como cursos, espetáculos, saraus, leituras dramáticas, entre outros. O grupo Neelic, além da atuação profissional que vem desenvolvendo com espetáculos e pesquisas teatrais na capital gaúcha, mantém hoje uma das mais fortes escolas de teatro de Porto Alegre, composta por um quadro de professores com excelência em seu trabalho e um variado portifólio de cursos de teatro para todas as idades e níveis de aprendizagem.

Sobre o Cep - Rua:
O Cep-Rua (Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua) é um coletivo que reúne psicólogos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado em Psicologia e profissionais de áreas afins interessados em estudos sobre crianças, famílias e adolescentes em situação de risco social, com ênfase na promoção de saúde, resiliência e avaliação de redes de apoio social e afetivo. O Cep-Rua é composto de 88 profissionais que trabalham dentro do prédio do Instituto de Psicologia da UFRGS, no entanto, a maior parte do trabalho executado ocorre fora dos muros da universidade, em contato direto com a comunidade. A base teórica consiste na Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano. O Cep-Rua foi criado em 1994, em resposta à inquietação de um grupo de professores, psicólogos e estudantes de graduação que identificaram a necessidade urgente de integrar os conhecimentos da Psicologia com a realidade de populações em situação de risco social. Desde então, o coletivo vem desenvolvendo, além do preparo técnico, teórico ou metodológico, novas alternativas para lidar com estas situações, novas aprendizagens e a promoção da qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias. As atividades do Cep-Rua visam a integrar a pesquisa e o ensino acadêmico com a prática comunitária, e como membro do Children´s Rights University Network, defender os Direitos das Crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (UNCRC). Buscam ainda desenvolver pesquisas sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco social e pessoal, enfatizando aspectos psicológicos do desenvolvimento e a promoção de saúde; manter uma central de referências e informações atualizadas sobre estudos e projetos sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, disponíveis a toda comunidade; oferecer consultoria e assessoria e subsidiar intervenções em projetos, programas e instituições que trabalham com a população alvo; capacitar estudantes e profissionais para atuação em Psicologia Comunitária; promover cursos de capacitação, extensão e especialização, seminários, palestras que integram os resultados das pesquisas com a prática.
        
O encontro do Neelic com o Cep-Rua e o nascimento do projeto “No Caminho da Liberdade” foram promovidos pela ideia de Piotr Trzesniak, físico e professor universitário, de trazer à cena novamente a dramaturgia de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Buscando parcerias, Piotr percebeu como interessante a possibilidade de se integrar a um grupo teatral com vistas a semear a ideia do texto “Liberdade, Liberdade” em Porto Alegre e no Estado do RS. Piotr Trzesniak durante a infância e início da adolescência morou em Porto Alegre, até sua família mudar-se para São Paulo. Lá, doutorou-se em Física e iniciou uma carreira docente, chegando à posição de professor titular da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Retornou às raízes há alguns anos. Apaixonou-se muito cedo pela Liberdade, que vê como um ingrediente essencial para a felicidade e o bem estar. Concorda que "o preço da liberdade é a eterna vigilância", e visualiza, nos brilhantemente amalgamados recortes de Millôr Fernandes e Flávio Rangel em “Liberdade, Liberdade”, uma maneira de alertar as pessoas, especialmente os jovens, para que se mantenham permanentemente atentas. O curso agora oferecido à população é um presente de Piotr à cidade de Porto Alegre.
        
O curso “No Caminho da Liberdade” ocorrerá nas dependências do Grupo Neelic, nas sedes utilizadas no Hospital Psiquiátrico São Pedro e na Usina do Gasômetro, e será ministrado por Bruno Fernandes e Suelen Gotardo, atores e oficineiros do Neelic, e coordenado por Desirée Pessoa, diretora do grupo, atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.
Após o desenvolvimento do curso, pretende-se que aconteçam diversas apresentações do espetáculo, para estudantes de nível médio e superior, tanto na capital como no interior do estado, de modo que o vínculo e o treinamento dos estudantes não se encerram ao final do curso.

Inscrições e mais informações pelos telefones (51) 33915931,(51) 84174583 e (51) 92749933.



SERVIÇO
O que: Curso “No Caminho da Liberdade”
Quando: Inscrições de 03 a 12 de novembro
Onde: Escola de Teatro do Grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica)
Quem: Cep-Rua e Grupo Neelic
Quanto: Gratuito