sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O poder da criatividade

Por: Celso Sisto

Todo mundo pode ser criativo. A invenção deveria ser incentivada o tempo todo! Na família, na escola, na sociedade. Mas nem sempre é assim, às vezes, mais fácil – resta saber para quem? – é seguir o que já existe, usar o que já está pronto, imitar o que a maioria faz. Será?!!!!

Menina acostumada a participar de concurso de carnaval e perder todo ano, decide bolar sua própria fantasia. Toma posse de algumas peças no guarda-roupa da mãe, faz um mistério danado e só na hora do baile, deixa que os outros conheçam sua diabólica criação de... DIABO!  Para surpresa de todos, neste ano o resultado é bem diferente! E o prêmio, uma bicicleta novinha!

É a própria personagem principal quem conta a história. Portanto, a história já aconteceu e é agora um fato guardado na memória. História contada assim pelo “sujeito” que a viveu tem um sabor todo especial!

E sabor especial tem também os carnavais de antigamente. Desde as clássicas fantasias (havaiana, odalisca, tirolesa, melindrosa, etc.) até os sacos de confetes e serpentinas. Quem nunca viveu isso, pode conhecer um pouquinho através dessa divertida história. E principalmente, animar-se para fazer contato com as marchinhas de carnaval!

As histórias de Lúcia Fidalgo parecem que foram escritas para serem contadas em voz alta. Esta, principalmente, tem um ritmo gostoso, uma duração precisa e um clima leve e pra cima. A autora é contadora de histórias do grupo Morandubetá (Rio de Janeiro) e escreve a partir de sua prática de narradora oral.
As ilustrações de Ivan Zigg, sempre com seu traço bem humorado e com jeito de história em quadrinhos, tornam o livro ainda mais engraçado.

Ao final do livro há um pequeno texto contando a história do carnaval, feito na medida para os pequenos leitores.

Depois, é só sair cantarolando “A minha fantasia de diabo, só falta o rabo, só falta o rabo...”, na engraçada letra de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, grandes mestres carnavalescos!




FIDALGO, Lúcia. É com essa que eu vou. Ilustrações de Ivan Zigg. São Paulo, Larousse, 2008. 24 p.

Mais info no site: http://www.artistasgauchos.com.br/