segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas culturais interessantes

Olá!

Esta semana escolhemos divulgar duas dicas culturais bem interessantes: uma de cinema, outra de dança. Aproveitem!

O Cinema de QUENTIN TARANTINO


O cineasta Quentin Tarantino é uma das figuras mais celebradas e cultuadas da atualidade, seja no espaço do cinema, seja no mundo das celebridades do universo pop. O curso “O Cinema de QUENTIN TARANTINO”, ministrado por Mauro Baptista Vedia, vai analisar a carreira e a obra de um dos maiores nomes da arte cinematográfica contemporânea. Com uma carreira iniciada em 1992, Tarantino construiu uma filmografia de sete filmes, todos eles aclamados pela crítica e pelo público: Cães de Aluguel; Pulp Fiction; Jackie Brown; Kill Bill – Volume 1; Kill Bill – Volume 2; À Prova de Morte e Bastardos Inglórios.
Eclético conhecedor da história do cinema e seus gêneros, Quentin Tarantino é inspirado pelas mais diversificadas fontes: o cinema clássico americano dos anos 40 e 50; a Nouvelle Vague, particularmente Jean-Luc Godard; o western italiano de Sérgio Leone; os filmes de black exploitation dos anos 70 e os filmes de artes marciais do cinema asiático.

Ministrante

Mauro Baptista Vedia
Doutor em Cinema pela USP, cineasta e diretor de teatro. Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre Cinema e Televisão. Organizou, com Fernando Mascarello, o livro “Cinema Mundial Contemporâneo”. É professor de “Direção” na especialização em Cinema da Unisinos e na especialização em “Argumento e Roteiro” da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autor do livro “O Cinema de Quentin Tarantino”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2011, na categoria Artes.
Realizou o documentário “Ariel” e o longa-metragem de ficção “Jardim Europa” (ainda inédito). Escreveu e dirigiu, com Luis Dantas, o telefilme “A Performance” (52 min.), selecionado em janeiro de 2012 para a Competição Oficial do FIPA - Festival Internacional de Programas Audiovisuais, um dos festivais de televisão mais importantes do mundo que acontece em Biarritz. Dirigiu várias peças de teatro: “A Festa de Abigaiu”; “Extase”; “Os Penetras”, de Mike Leigh, e “Ligações Perigosas”, de Christopher Hampton.

Curso "O Cinema de Quentin Tarantino"

10 vagas gratuitas para bancários sindicalizados - Inscrições pelo telefone: (51) 34331204 / 05

Datas: 17 e 18 de março (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CineBancários (Rua General Câmara, 424 – P. Alegre)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições)
Formas de pagamento: Depósito bancário / boleto / cartão de crédito
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377      
Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com
Realização: Cena UM Produtora Cultural
APOIO: CineBancários



DANÇA PARA ATORES
Com Diego Mac

A dança é um importante instrumento para o trabalho do ator. Pensando nisso, nasceu o curso “Dança para atores”, idealizado e ministrado pelo coreógrafo Diego Mac. “O objetivo do curso é complementar a formação do ator, qualificando-o com técnicas de dança que possibilitam maior domínio do corpo e dos movimentos na atuação cênica”, explica Mac. A oficina acontece de 19 de março a 30 de junho, no Buteco de Dança (Rua Pedro Ivo, 179 – Porto Alegre). Os encontros serão nas segundas e quartas, das 12h15 às 13h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3372-7114, até 15 de março.

Mestre em Poéticas Visuais e diretor do Grupo Gaia – Dança Contemporânea, Mac cada vez mais se aproxima do trabalho com atores. Ele é o coreógrafo do premiado “Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá”, do Teatro Sarcáustico, e é diretor da performance “Geocoreografia: cidade não vista”, em parceria com o Teatro Geográfico. A performance conta com a participação de 30 atores de diversos grupos portoalegrenses.

Na oficina, Diego Mac planeja explorar os fundamentos da dança, dinâmicas do movimento e organização corporal. “Muitas vezes atores se deparam com trabalhos em que precisam de domínio técnico do corpo e dos movimentos: temas que a dança aborda com excelência. Com práticas de dança acumuladas em seus corpos, os atores afinam a consciência corporal, as dinâmicas do movimento, a organização do corpo em formas limpas e precisas, o ritmo e a espacialidade”, esclarece o coreógrafo.

Os inscritos terão a oportunidade de exercitar os procedimentos que Diego Mac utiliza na criação de sua própria obra coreográfica. “Será por meio dos métodos utilizados nas criações dos meus trabalhos coreográficos que os conteúdos do curso serão desenvolvidos. Trabalharemos o reprocessamento de pop dances, a codificação de signos linguísticos no corpo e a prática de colecionar movimentos – procedimentos adotados em obras  como: Abobrinhas Recheadas, Cinderela Fashion Week e O Colecionador de Movimentos”.

Diego Mac iniciou sua atuação profissional em 1997. Como bailarino, diretor e coreógrafo atuou em diversos espetáculos, como: “Das Tripas Sentimento”; “Deixe-me ver sua Alma”; “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”; “O Buraco de Alice”; “Alice [adulto]”; “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis”; “Abobrinhas Recheadas”; “Cinderela Fashion Week”. Como resultado de seu trabalho, Diego Mac conquistou vários prêmios no decorrer desses 15 anos, como Artista Revelação – Prêmio Açorianos (1998); Prêmio Brasil Em Cena/FUNARTE (2002); Melhor Trilha Sonora – Prêmio Açorianos (2004); Prêmio Mostra Virtual Catálogo 2ptos (2006); Prêmio Klaus Vianna (2007 e 2009); Melhor Bailarino - Prêmio Açorianos (2007); Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística (2009); Prêmio RBS Cultura de Melhor Espetáculo por “Abobrinhas Recheadas” (2009); Prêmio RBS Cultura de Melhor Espetáculo por “Cinderela Fashion Week” (2011).

Dança para Atores
Quando: De 19 de março a 30 de junho | Segundas e quartas, das 12h15 às 13h30
Onde: Buteco de Dança (Rua Pedro Ivo, 179 – Porto Alegre).
Inscrições e informações: (51) 3372-7114, até 15 de março.