segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Erótico na Arte


Galera, um pouco mais sobre a presença do erótico na arte:

"Em todos os tempos a arte sempre procurou mostrar os mistérios, tabus, gostos, preferências, hábitos e conflitos de cada época da humanidade.
A velha Índia é o berço das mais exóticas criações do mundo erótico: Templos forrados de  esculturas eróticas; objetos de arte em sexo explícito; o Kama-Sutra e o Ratiroshaya são obras nascidas da sabedoria que codificou o Maythuna "ioga do sexo".
As sublimes obras de Michelangelo, Rubens e Leonardo da Vinci cultuadas e admiradas ao longo dos séculos; o nobre burguês Toulouse Lautrec que pintava suas prostitutas preferidas; as gravuras eróticas de Picasso conhecidas do público a partir dos anos 70 são verdadeiras explosões de sexo;  Rubens, Courbet, Parcim, Degas, Lautrec, Marquet, Achiles Devéria, Jean Cocteau, Barret e tantos outros que retrataram sem preconceitos o amor entre iguais; a arte milenar do Oriente com destacados artistas  como Torií Kiyonobu, Eizan, Mosanobu Kitao, além de outros talentosos do velho mundo.
O Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles possue uma das mais finas coleções de arte erótica de todo o mundo. Vasos, objetos eróticos e afrescos resgatados de Pompéia, retratando cenas de sexo explícito, sadomasoquismo, sodomia, lesbianismo, sexo bestial, etc.
Pela arte tão antiga podemos constatar que os preconceitos de nossos dias seriam motivos de muita estranheza naqueles tempos. O que hoje causa tanta polêmica é tão antigo quanto a própria humanidade."


E nós seguimos pesquisando.