sexta-feira, 14 de março de 2014

Dica Cultural: Exposição Genesis


O olhar descolorido sobre os contrastes sociais que marca a fotografia de Sebastião Salgado fez de sua trajetória, iniciada ainda nos anos 1970, um testemunho épico de flagrantes da luta do homem pela sobrevivência.
Em Genesis, projeto que levou novamente o mais renomado fotógrafo brasileiro a cruzar continentes, Salgado deixa de lado os instantâneos de exclusão, miséria e opressão humana para revelar, com seu inconfundível registro em preto e branco, o que ainda se mantém quase intocado no planeta.
Com curadoria de Lélia Salgado, companheira do fotógrafo há 50 anos, Genesis apresenta mais de 245 fotos que oferecem uma síntese de 39 ensaios-reportagens realizados entre 2004 e 2012 em mais de 30 países, distribuídos por África, Ásia, Américas, Oceania e Antártica. Tal jornada, que envolveu expedições a lugares remotos e povos isolados com caminhadas, helicópteros e canoas, é dividida na mostra em cinco núcleos geográficos.
A mudança do foco da desigualdade social para a natureza praticamente preservada que marca Genesis se deu em grande parte pelo envolvimento de Salgado com questões ecológicas. Em Minas Gerais, ele e a mulher mantêm desde 1998 o Instituto Terra, pelo qual desenvolvem um projeto ambiental no Vale do Rio Doce.
A exemplo de ensaios como Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999), Genesis é um projeto monumental. Para a série de incursões ao redor do globo, o financiamento se deu por meio de um fundo que reuniu patrocinadores como a mineradora Vale do Rio Doce, além de instituições dos EUA e cerca de uma dezena de revistas e jornais que publicaram partes do trabalho ao longo da realização das viagens.
Depois do livro e da exposição, Genesis ainda terá um documentário, Sal da Terra, assinado pelo cineasta alemão Wim Wenders e por Juliano Salgado, filho do fotógrafo. O lançamento está previsto ainda para este ano.
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h. Entrada franca. Até 12 de maio.
Local: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), em Porto Alegre, fone (51) 3289-8100.
A exposição: parte da programação estendida do 7º FestFotoPOA, apresenta mais de 200 fotografias do ensaio-reportagem Genesis

(Reportagem extraída do Jornal Zero Hora)