quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O coelho

"(...) quando de repente um Coelho Branco de olhos cor-de-rosa passou correndo perto dela.
Não havia nada de muito extraordinário nisso. Nem Alice achou assim tão estranho escutar o Coelho dizer para si mesmo: 'Oh, meu Deus! Oh, meu Deus! Vou chegar tarde!"
(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll)

A obra de Carroll, que imortalizou a figura do Coelho Branco correndo com seu relógio de bolso, é apenas uma das inúmeras referências ao animal encontradas em obras ficcionais. É o Coelho Branco que mostra a Alice o caminho que a faz entrar no País das Maravilhas, é ele quem dá início à atmosfera misteriosa da obra de Carroll, já que é a primeira figura mágica que aparece para Alice no momento em que ela começa a ficar sonolenta.

Capítulo I - Descendo pela toca do Coelho

Não é à toa, portanto, a relação entre a figura do coelho branco e os mistérios do tempo. O coelho, figura que representa sorte e fertilidade para muitas culturas, em geral aparece em livros e filmes como um personagem nebuloso, muitas vezes relacionado ao destino, aos caminhos inevitáveis que os personagens terão de percorrer até o desfecho de suas histórias.

Tal referência aparece em famosas obras de ficção científica que abordam o tema da viagem no tempo e da existência de mundos paralelos, como o seriado Lost e os filmes Matrix e Donnie Darko. Neste último, o coelho não só é citado, mas é também um dos personagens mais intrigantes da história, amigo imaginário de Donnie que profetiza as tragédias que irão acontecer em breve. A figura fantasiada de coelho acompanha Donnie e é confortante e assustadora ao mesmo tempo. É, por vezes, a única companhia do personagem em um longa-metragem famoso pela afirmação de que toda criatura viva da Terra morre sozinha

Frank - Donnie Darko
Por esses motivos, a presença da figura do coelho tornou-se inevitável no espetáculo "No Fim do Dia", com estreia marcada para 6 de novembro. É como se o coelho sempre estivesse por ali, permeando a transação entre Dealer e Cliente, representando o inevitável desfecho da história, a passagem do tempo e o desejo dos personagens tão cheios de solidão. É ele a corporização do perigo iminente, a figura nebulosa e intrigante que observa o destino dos dois.

Abaixo, registros da diretora Desirée Pessoa da gravação de projeções a serem utilizadas no espetáculo. Tanto a gravação dos vídeos quanto a confecção da cabeça de coelho são de Carlos de los Santos, parceiro do grupo.








"Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?"


(Donnie Darko - direção de Richard Kelly)